quinta-feira, 9 de abril de 2009

VOLEIBOL SAQUE

Caros alunos na´proxima semana começaremos a analisar o SAQUE, seus tipos e variações, segue um pequeno texto sobre esse fundamento, mais informações pesquise nos sites que estarão no final do texto.

SAQUE
O saque é o primeiro ataque do jogo, é importante para o atleta conhecer mais de um tipo de saque. Os mais conhecidos tipos de saque são: Saque por Baixo, Saque por Cima (tipo tênis), Saque Lateral, Saque Lateral por Baixo ("Jornada nas Estrelas") e Saque em Suspensão ("Viagem ao Fundo do Mar").

O saque será analisado de acordo com a:

1) Trajetória
a) Flutuante - quando a bola segue parada, sem giro, sofrendo a resistência do ar, oscilando e dificultando a ação da recepção;b) Com rotação - quando a bola segue girando, facilitando a ação de recepção. Aconselha-se, para esse tipo de trajetória um saque violento.

2) Direção
a) Diagonal - quando a bola é sacada e descreve uma direção em diagonal à linha lateral da quadra;b) Paralela - conforme o próprio nome diz, a bola segue uma direção paralela à linha lateral da quadra.
Para obter estes tipos de trajetória, é importante manter posicionamentos do corpo diferentes em relação à direção que se quer sacar. Quando o objetivo é o saque diagonal, é importante que você saque com o corpo voltado para a diagonal. Para conseguir um acerto maior, coloque-se bem aberto em relação à zona de saque. Para sacar no corredor (paralela), volte o corpo para onde quer sacar e se posicione bem aberto para o lado interno da zona de saque.

3) Distância
O saque pode ser curto ou longo. Curtos são aqueles que caem próximos à rede e longos são os que caem mais para o fundo da quadra.

4) Velocidade
A velocidade da bola também é importante nos saques. Eles podem ser:
a) Rápidos - nesse caso, geralmente você deve se colocar bem próximo à linha de fundo e sacar rasante à rede em qualquer local da quadra;
b) Lentos - coloque-se, de preferência, mais longe da linha de fundo da quadra. Nos saques lentos, a bola demora mais tempo para chegar ao campo adversário. Os saques altos também são tidos como lentos.

NOTAS
O saque é uma arma que deve ser bem aproveitada. Para você sacar bem, antes de mais nada, leve em consideração os seguintes aspectos:

I) Posição de recepção adversária
a) Espaços livres;b) Saque no atleta preparado para atacar;c) Saque nas infiltrações para dificultar a entrada do levantador.

II) Saiba explorar
a) Atleta que tem má recepção;b) Atleta frio que acaba de entrar.

III) Condições ambientais
a) Saque alto quando a iluminação for fraca ou mais forte;b) Nas quadras descobertas, leve em consideração o vento e o sol.

IV) Situações importantes
a) Não se deve perder o saque quando o adversário tem no ataque uma rede que não o favoreça;b) Assegure o saque quando o jogador que o antecedeu errou;c) Varie as distâncias (curto ou longo, forte ou fraco).

Para saber mais busque:(colegiosaofrancisco.com.br, justvolleyball.com.br, educacaofísica.com.br, e outros faça sua busca no google) bons estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário